A recente derrota do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o senador Flávio Bolsonaro no primeiro turno da atual eleição desencadeou um intenso movimento de autocrítica dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) e do governo. Frustrados com o resultado, alguns membros da legenda, aliados e assessores do Palácio do Planalto começaram a apontar responsáveis pelo revés nas urnas.
Surge, entre os principais nomes alvos de críticas, Edinho Silva, que assumiu a coordenação da campanha à reeleição de Lula. Nos bastidores, murmúrios sobre a forma como centralizou as atividades começaram a ficar mais audíveis. Essa centralização, segundo diversos membros do partido, dificultou a planejada busca de votos em regiões diversificadas do país. Após o resultado da votação no dia 4, Lula, padrinho da ascensão de Edinho à liderança do PT, expressou claramente sua insatisfação, classificando a campanha como a “menos organizada” desde seu ingresso na política há quase quatro décadas.
O presidente pontuou que o resultado foi reflexo de uma campanha aquém do esperado, enfatizando que Lula obteve 3,38 milhões de votos a menos em comparação com o primeiro turno de 2022. Mesmo nos três maiores colégios eleitorais do Nordeste, que historicamente têm grande importância na sua trajetória política, Lula enfrentou uma redução de votos de cerca de 230 mil.
Em resposta a essa situação, Lula tomou a decisão de fortalecer sua equipe de coordenação, convocando figuras influentes como Camilo Santana (senador e ex-governador do Ceará), Rui Costa (ex-governador e atual senador da Bahia) e Rafael Fonteles (governador reeleito do Piauí). Essas alianças visam não apenas recuperar o tempo perdido, mas também aumentar a relevância na comunicação da campanha.
Outro ponto de atrito se encontra no Ministério da Comunicação, que é ocupado por Sidônio Palmeira. Embora não tenha se afastado do cargo para se dedicar diretamente à campanha, Palmeira nomeou seu sócio, Raul Rabelo, como o responsável pela comunicação da candidatura. A insatisfação em torno desse arranjo não tardou a aparecer, com boatos circulando sobre a possível recontratação de João Santana, o marqueteiro que teve papel crucial na vitória de Lula em 2006. Apesar das controvérsias passadas de Santana, que já rendeu delações sobre corrupção nas gestões passadas, o apelo por uma estratégia de campanha mais assertiva ressoou em diversos setores do partido.
Mudanças na abordagem de mídia foram implementadas, e Lula começou a optar por uma postura menos formal nas redes sociais, abandonando discussões profundas sobre temas tradicionais em sua retórica, como democracia e soberania. Em vez disso, se direcionou à desconstrução da imagem de Flávio Bolsonaro, aproveitando um estilo mais direto e acessível, adequado ao ambiente digital contemporâneo.
Na busca pelos culpados, a primeira-dama Rosângela da Silva, popularmente conhecida como Janja, também acabou no centro das críticas. Há quem argumente que a sua busca por visibilidade e protagonismo tem sido mais um peso do que uma contribuição positiva. Críticos dentro do próprio círculo de aliados sugerem que sua presença pode ser desgastante para a imagem do governo e, em última análise, prejudicial para a obtenção de votos.
Exemplo disso é a ex-senadora Kátia Abreu, que sugeriu uma necessidade urgentíssima de “menos Janja e mais Alckmin” para o segundo turno. Essa declaração reflete a sensação de que Lula precisa ampliar seu apelo além da base tradicional do PT e conquistar os votos de uma audiência mais ampla e variada.
Nessa atmosfera de cobranças internas, a narrativa que permanece inalterada é que Lula não é visto como culpado pelas falhas observadas na campanha. A cultura dentro do partido, que muitas vezes ignora as falhas do líder, se mantém firme entre os petistas, perpetuando uma imagem de que ele nunca erra, independentemente dos fatos externos.

