Haddad lança programa para refinanciar dívidas de até R$ 5 mil

Fernando Haddad falou do Desenrola ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin/Foto: Joédson Alves(AB)

 “Desenrola” será voltado para famílias que ganham até dois salários mínimos e passará a vigorar no próximo mês de julho

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (5) a criação do programa Desenrola, voltado para famílias que ganham até dois salários mínimos e contraíram dívidas de até R$ 5 mil. O programa será viabilizado por meio de Medida Provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A MP foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (6) e passará a valer no próximo mês de julho, devido a alguns processos burocráticos a serem sanados até lá. No momento, o governo federal está elaborando um sistema de informática através do qual os devedores poderão aderir ao Desenrola.

Bancos públicos e privados deverão participar do programa que beneficiará aproximadamente 70 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. Os débitos poderão ser pagos em até 60 vezes, com juros de 1,99% ao mês. A empresa detentora do crédito terá garantia do Tesouro Nacional caso o devedor não consiga pagar o valor renegociado.

“O programa depende da adesão dos credores, uma vez que a dívida é privada, mas nós entendemos que muitos credores quererão participar do programa dando bons descontos justamente em virtude da liquidez que vão obter porque vai ter garantia do Tesouro”, afirmou Haddad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui