Alego Digital proporciona economia de recursos e sustentabilidade ambiental

Bruno Peixoto, presidente da Alego/Foto:Ruber Couto

A administração do deputado Bruno Peixoto (UB) à frente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está repercutindo na otimização dos serviços, modernização do Parlamento e, sobretudo, na redução de despesas. Dentre todas as ações implementadas em quase 100 dias de gestão está o módulo de Memorandos e Ofícios do Alego Digital, projeto idealizado pela Diretoria de Tecnologia e Informação, que já apresenta resultados positivos  nesse curto período de tempo.

O programa consiste na tramitação de todos os processos internos do Parlamento estadual de forma online. Sua execução já proporcionou a economia de 182.150 folhas, ou seja, 18 árvores deixaram de ser cortadas. Além desses números significativos, o projeto resultou ainda em uma economia de R$ 291.440,00 para os cofres da Alego, recursos que serão revertidos em benefícios para a população.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da Casa, Rafael Gouveia, todos esses dados são relacionados apenas à parte administrativa do Alego Digital. Segundo ele, o objetivo é avançar também para a área legislativa. “O Alego Digital é um projeto extremamente importante para a Assembleia, haja vista que ele visa modernizar nossos serviços internos, além de aperfeiçoar também os serviços prestados à população. Nós dividimos o programa em duas partes, a administrativa a qual já avançamos muito, tanto na agilidade como na economia, e na legislativa, em que o trâmite de todos os processos legislativos será totalmente de forma digitalizada, trazendo, assim, uma maior transparência para o Poder Legislativo e para toda a sociedade goiana”, explicou.

Já o deputado Bruno Peixoto salienta a relevância do programa, sobretudo para o aprimoramento e eficiência dos serviços oferecidos pelo Parlamento estadual ao cidadão goiano. Ele destaca que o Alego Digital é mais um fruto das ações voltadas para a economicidade e transparência, marcas fortes de sua gestão. “Estamos trabalhando diuturnamente visando oferecer a nossa população um serviço de qualidade, reduzir custos e transformar essas economias em melhorias para a vida da nossa gente. Esse projeto, que em tão pouco tempo já apresentou todos esses resultados positivos para o Poder Legislativo, é mais uma das nossas inciativas voltadas para a modernização da nossa Casa de Leis e, sem dúvidas, iremos avançar ainda mais”, disse o parlamentar”

Balanço

Ao todo, somente entre os meses de fevereiro e abril deste ano, foram abertos de forma digital 3.643 processos administrativos, sendo 1.164 relacionados à área de pessoal, como requerimentos, lotações, certidões, tempo de serviço e férias; 896 solicitações gerais de TI; 551 referentes ao financeiro; 243 ofícios resposta; 150 procedimentos jurídicos e 78 solicitações de compras. Já em relação aos memorandos digitais, foram 596 em 11 dias e a previsão é atingir a marca de mil documentos ainda nesta semana.

Além de viabilizar maior agilidade nas atividades administrativas da Casa de Leis, uma vez que com a implantação do sistema o tempo de tramitação dos processos diminuiu 70%, o Alego Digital deve promover ainda até o final de 2023 uma economia de R$ 30 mil apenas com memorandos, números que comprovam que a Assembleia Legislativa de Goiás caminha a passos largos para se tornar verdadeira referência para os demais Parlamentos estaduais em economicidade, modernização e sustentabilidade.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

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