50 anos: Grupo Via-Sacra encena Paixão de Cristo em Planaltina

Encenação da Paixão de Cristo em Planaltina é a mais tradicional do DF/Foto: Célio Rodrigues

O Grupo Via-Sacra ao Vivo, de Planaltina (DF), completou 50 anos de formação este ano e, mais uma vez, realizará a encenação da Paixão de Cristo no Morro da Capelinha, a 42 Km do centro de Brasília. O evento acontece na próxima sexta-feira (7), a partir das 14h30.

O acesso ao local é gratuito; os organizadores solicitam que o público leve alimentos não perecíveis. Em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), a iniciativa se inspira na Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”  e o  lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mateus 14.16).

A encenação religiosa contará com cerca de 1.400 voluntários, entre atores, figurantes e coordenadores.  A primeira montagem do espetáculo sobre a morte e ressurreição  de Jesus em Planaltina ocorreu em 1973. No ano de 2008, o evento foi transformado em patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Evento conta com participação de cerca de 1.400 voluntários/Foto: Divulgação

A estrutura do teatro ao ar livre tem possibilidade de receber até 150 mil pessoas. Este ano o grupo responsável pela realização da peça promete uma programação mais elaborada, por conta do aniversário de 50 anos do projeto.

A apresentação esteve ameaçada de não acontecer devido à falta de recursos financeiros, mas recentemente obteve verbas oriundas de emendas parlamentares através da Setur e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), totalizando mais de R$ 1,3 milhão.

Conforme o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, a Paixão em Planaltina traz uma movimentação turística importante para todos os segmentos. “Segundo o Ministério do Turismo, a Semana Santa deve movimentar mais de 1,3 milhão de fiéis pelo país. A expectativa de maior fluxo está concentrado nas cidades de Aparecida (São Paulo), Juazeiro do Norte (Ceará), Trindade (Goiás), Brejo da Madre de Deus (Pernambuco) e Planaltina (DF)”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui